O Museu Paleoarqueológico e Histórico em Taió, no Alto Vale do Itajaí, acaba de receber algumas raridades para o seu acervo. Os mais novos achados são fósseis que, segundo especialistas, podem ser mais antigos que os dinossauros. O material será encaminhado para o Rio Grande do Sul para análise.
As amostras foram encontradas pelo agricultor Rafael Cichoki em Santa Terezinha, no interior de Taió. Segundo ele, o filho andava de bicicleta nas rendondezas e começou a recolher as pedras, que contêm marcas de restos de animais petrificados.
Para o geólogo Douglas Fernando Silva, os fósseis podem ser de mesossauro, répteis marinhos pré-históricos. Os achados confirmam a hipótese de que a região já teve mar. De acordo com especialistas, Taió era praia, por isso hoje é considerada um vale fóssil.
— Os materiais, primeiramente, são de molusco marinhos — afirma o geólogo. Para ele, a existência de fósseis deram incentivo ao estudo de paleontologia na cidade.
Assista à reportagem da RBS TV:
http://www.youtube.com/watch?v=z1-BxFDCOZM
sexta-feira, 1 de abril de 2011
PALEOTOCAS Vidal Ramos (SC)
Em Vidal Ramos, Alto Vale do Itajai foram localizadas paleotocas. túneis subterrâneos que podem ter sido usados por tatus-gigantes.
O período de vida foi entre 400 mil e três milhões de anos.
O período de vida foi entre 400 mil e três milhões de anos.
OBJETIVO DO PROJETO TURÍSTICO DE REVITALIZAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO SANTA CATARINA
Reimplantar a antiga Estrada de Ferro Santa Catarina, no trecho que compreende aproximadamente 28 quilômetros de extensão, viabilizando e revitalizando o Museu Ferroviário Vivo do Vale do Itajaí, dinamizando atividades que contenham e transmitam a riqueza cultural e histórica que a ferrovia representou para a região, apresentando novas oportunidades de geração de empregos, novas divisas e a melhoria da qualidade de vida, através do desenvolvimento turístico organizado na região.
O resgate histórico e a importância que a estrada de ferro teve para a nossa região.
Não deixem, de acessar os Sites:
http://www.abpftremtur.com.br
http://www.efsc.com.br/
Não Deixem de ver as resportagens Abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=pGP-AqW2QM8
http://www.youtube.com/watch?v=hTX--YnvPz4
O resgate histórico e a importância que a estrada de ferro teve para a nossa região.
Não deixem, de acessar os Sites:
http://www.abpftremtur.com.br
http://www.efsc.com.br/
Não Deixem de ver as resportagens Abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=pGP-AqW2QM8
http://www.youtube.com/watch?v=hTX--YnvPz4
E. F. Santa Catarina (1933-1971)
Olá Pessoal!
Quem de vocês já não viu, ou ouviu falar da Antiga Estrada de Ferro SC, que cortava a região do Alto Vale do Itajaí?
Resolvi aqui fazer um pequeno resgate histórico deste Ferrovia, e mostrar a vocês a Projeto da TREMTUR:Ferrovia das Bromélias.
Um Magnífico projeto, mas que poucos possuem conhecimento.
----------------------------------------------------------------------------------
Extraido de: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efsc/rio.htm
Quem de vocês já não viu, ou ouviu falar da Antiga Estrada de Ferro SC, que cortava a região do Alto Vale do Itajaí?
Resolvi aqui fazer um pequeno resgate histórico deste Ferrovia, e mostrar a vocês a Projeto da TREMTUR:Ferrovia das Bromélias.
Um Magnífico projeto, mas que poucos possuem conhecimento.
----------------------------------------------------------------------------------
| Linha-tronco - km 146,400 (1960) | SC-1757 | |||||||||||||||||||
| Inauguração: 28.12.1933 | ||||||||||||||||||||
| Uso atual: Museu e Arquivo Histórico | sem trilhos | |||||||||||||||||||
| Data de construção do prédio atual: n/d | ||||||||||||||||||||
| HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada. | ||||||||||||||||||||
| A ESTAÇÃO: A estação de Rio do Sul foi inaugurada em 1933, quatro anos depois da inauguração do trecho Subida-Lontras. Com isso, passou a ser o ponto terminal da linha por quatro anos, até que, em 1937, abriu-se a estação de Barra do Trombudo. Desativada em 1971 com a supressão do tráfego na ferrovia, está ainda de pé, funcionando como Museu e Arquivo Histórico de Rio do Sul. Está tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. O antigo armazém, também em excelente estado, dista 500 metros da estação. (Fontes: Carlos R. Almeida, 2006; Alan William; ABPF, Curitiba; Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, 2001; Guias Levi, 1932-1972; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) | ||||||||||||||||||||
Extraido de: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efsc/rio.htm
Assinar:
Comentários (Atom)

