Quem de vocês já não viu, ou ouviu falar da Antiga Estrada de Ferro SC, que cortava a região do Alto Vale do Itajaí?
Resolvi aqui fazer um pequeno resgate histórico deste Ferrovia, e mostrar a vocês a Projeto da TREMTUR:Ferrovia das Bromélias.
Um Magnífico projeto, mas que poucos possuem conhecimento.
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| Linha-tronco - km 146,400 (1960) | SC-1757 | |||||||||||||||||||
| Inauguração: 28.12.1933 | ||||||||||||||||||||
| Uso atual: Museu e Arquivo Histórico | sem trilhos | |||||||||||||||||||
| Data de construção do prédio atual: n/d | ||||||||||||||||||||
| HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada. | ||||||||||||||||||||
| A ESTAÇÃO: A estação de Rio do Sul foi inaugurada em 1933, quatro anos depois da inauguração do trecho Subida-Lontras. Com isso, passou a ser o ponto terminal da linha por quatro anos, até que, em 1937, abriu-se a estação de Barra do Trombudo. Desativada em 1971 com a supressão do tráfego na ferrovia, está ainda de pé, funcionando como Museu e Arquivo Histórico de Rio do Sul. Está tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. O antigo armazém, também em excelente estado, dista 500 metros da estação. (Fontes: Carlos R. Almeida, 2006; Alan William; ABPF, Curitiba; Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, 2001; Guias Levi, 1932-1972; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) | ||||||||||||||||||||
Extraido de: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efsc/rio.htm


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