Vista do Centro da Cidade, logo após a emancipação, por volta de 1998 ou 1999.
Vista do Município em 2008.
Chapadão do Lageado foi colonizado por descendentes alemães por volta de 1929. Pioneiros de diversas regiões do estado de Santa Catarina, principalmente dos municípios de Tubarão, Braço do Norte, Angelina, São José, Bom Retiro e Urubici subiram de cargueiro a Serra do Rio Lageado, instalando-se no local. Exploraram as atividades agropecuárias da mandioca e do milho e denominaram a localidade como Chapadão do Lageado por estar situada na parte alta do Rio Lageado.
O município possui em seu interior antigas estufas de fumo, a maioria em atividade, com suas características originais mantidas até os dias atuais. Suas tradições e costumes estão presentes na produção de queijos artesanais e melado, fabricado em antigos engenhos de cana-de-açúcar. Entre os eventos populares, realiza a Festa da Padroeira do município e a Festa do Colono, ambas nos mês de julho.
Chapadão do Lageado possui economia baseada na agricultura com pequenas e médias propriedades rurais. O relevo do município é constituído de superfícies onduladas sendo rodeado pela Serra Geral. Apresenta imenso potencial turístico voltado à exploração ordenada dos recursos naturais como o Morro da Santa, com 1.333 metros, muito utilizado no turismo religioso, a Cachoeira do Rio Saltinho, o Cânion do Rio Lageado de onde se avista o Vale do Rio Lageado e por fim, o Tanque, uma depressão natural, cravada na Serra Geral. Ainda com pouca infra-estrutura para o turismo, o município oferece aos visitantes a calorosa acolhida dos moradores.
Aproveitar a tranqüilidade do lugar, a simplicidade do homem do campo e a beleza das paisagens são as melhores dicas para os visitantes.
| Distancia da Capital de Santa Catarina - 170 Km | |||||




Nenhum comentário:
Postar um comentário